No passado dia 11 de dezembro, foi apresentado o Plano de Negócios da Inforpress – Agência de Notícias Nacional de Cabo Verde, para o período de 2024 a 2027. O documento, elaborado pela Mundi Consulting, foi apresentado num evento que contou com a presença do secretário de Estado-Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, responsável pela tutela da Comunicação Social.
Este Plano de Negócios traça um plano de investimento centrado na modernização tecnológica e reposicionamento da Inforpress como uma agência multiplataforma e criativa, com o objetivo de se tornar a estrutura multimédia mais moderna e bem equipada de Cabo Verde. A visão estratégica passa por transformar a Inforpress numa referência no ecossistema de comunicação social do país, apostando em novas soluções que acompanhem as exigências do mercado digital.
Durante a apresentação, o administrador Jair Fernandes destacou três produtos chave que fazem parte deste reposicionamento: a Inforpress TV, com a missão de garantir uma maior cobertura territorial e reforçar a responsabilidade da agência como referência noticiosa, a Inforpress Academy, uma plataforma dedicada à formação contínua de jornalistas, com especial ênfase no jornalismo especializado e a Inforpress Creative, que reforça a aposta nos conteúdos digitais, criando um espaço inovador para a produção de conteúdos criativos.
Lourenço Lopes, secretário de Estado-Adjunto do Primeiro-Ministro, sublinhou a confiança que o Estado deposita na Inforpress, recordando o novo contrato de concessão assinado em 2023, o que reflete o compromisso do governo em apoiar o desenvolvimento e sustentabilidade da agência.
O Plano de Negócios foi submetido à Assembleia-Geral no dia 19 de dezembro de 2023, aguardando aprovação para que a sua implementação se inicie logo em janeiro de 2024.
Com este novo rumo, a Inforpress dá um passo firme rumo ao futuro, preparando-se para enfrentar os desafios da era digital, enquanto fortalece o seu papel como pilar da comunicação em Cabo Verde.