Relato de Sustentabilidade das Empresas

A crescente preocupação com fenómenos como as mudanças climáticas e a globalização levou organizações internacionais e países a adotarem regulamentação que obriga à adoção de práticas de sustentabilidade nas empresas e instituições. A União Europeia tem liderado este esforço, destacando-se a Diretiva Comunitária relativa ao “Relato de Sustentabilidade das Empresas”, com um calendário de implementação que se inicia em 2015 para bancos, seguradoras e grandes empresas cotadas.
O Relato de Sustentabilidade visa a “prestação de contas” da empresa sobre conduta e práticas ambientais, sociais e de governação corporativa, alargando o usual âmbito financeiro da prestação de informação.

O que muda?

A elaboração do Relato de Sustentabilidade vai criar novas exigências de recolha, tratamento e prestação de informação, que terá que ser validada por entidade externa. O objetivo é fornecer um conjunto informação, para vários stakeholders, sobre os impactes, riscos e oportunidades do posicionamento da empresa em termos de sustentabilidade.
A obrigatoriedade está focada atualmente nas empresas de maior dimensão, contudo, espera-se um efeito generalizado a todas as empresas, por estarem na cadeia de valor das de maior dimensão, por estarem internacionalizadas e a fornecer grandes empresas, para não aumentarem o seu custo de financiamento e por melhoria reputacional.

Mundi Consulting

Apesar da obrigatoriedade a nível da UE a temática da Sustentabilidade é transversal a continentes e a empresas e vem criar um conjunto de necessidades nas empresas e instituições a que a Mundi Consulting pode responder.

Para informações adicionais contacte a Mundi Consulting através do número +351 21 361 72 30  ou mundiconsulting@mundiconsulting.net